Dicas de acessórios para seu veículo ficar mais seguro!

Possuir um veículo e guiá-lo é algo que acompanha uma série de questões relacionadas à segurança. E não estamos falando apenas de violência urbana envolvendo roubos e furtos, mas também de formas de evitar acidentes e prejuízos. Para tanto, existem vários acessórios que auxiliam o proprietário do veículo nesse sentido, fazendo com que o ato de dirigir e transportar pessoas se torne algo menos preocupante. O post de hoje traz alguns deles que prometem deixar sua vida mais tranquila quando o assunto é direção. Acompanhe na íntegra e conheça-os!

Rastreador de veículos

Poucas coisas são mais desagradáveis do que ter o seu veículo furtado ou roubado. Seja em situações nas quais os malfeitores se aproveitam de falhas na segurança e levam o veículo, ou mesmo com abordagens por pessoas armadas, ter seu valioso bem subtraído é custoso. Para amenizar este problema, existem meios de encontrar seu veículo através de sistemas de GPS, para que a polícia possa realizar seu trabalho e seu veículo lhe seja devolvido. Os rastreadores são instalados de forma que quem realizou o furto não perceba que ele existe, evitando assim a perda definitiva e as dores de cabeça com o seguro ou até mesmo um enorme prejuízo

Bloqueadores

Normalmente este tipo de acessório funciona junto com o rastreador de veículos. O princípio é bem simples: a partir de um comando eletrônico, o fornecimento de combustível é cortado, impedindo que o veículo seja removido por pessoas não autorizadas pelo proprietário. Estes bloqueadores podem funcionar de diversas formas, tendo seu comando acionado a partir do travamento feito pela chave, ou até mesmo remotamente pelas empresas que trabalham com soluções de rastreamento.

Travas elétricas

Trata-se de um mecanismo antifurto dos mais simples, e que inclusive é instalado de fábrica em grande parte dos veículos produzidos no Brasil. Normalmente as travas elétricas funcionam através de um comando na chave do veículo, ou até mesmo automaticamente: depois de alguns segundos as portas são fechadas com o carro desligado.

Outro aspecto importante do funcionamento das travas elétricas é a segurança oferecida aos ocupantes do veículo, principalmente quando se trata de crianças, pois o acessório também é acionado de forma automática assim que o carro atinge 20 km/h, impedindo acidentes provocados pela abertura ocasional das portas.

Alarmes

Outra solução que acompanha os veículos há muitos anos e que também saem de fábrica em vários modelos é o bom e velho alarme sonoro. Ele é acionado quando o veículo sofre algum tipo de impacto enquanto desligado, ou quando alguém tenta abri-lo sem a chave. Sons altos são emitidos e os faróis piscam quando isso acontece, chamando a atenção das pessoas próximas. Assim, elas podem procurar o dono do carro ou as autoridades competentes para a averiguação.

Travas manuais

Esta também deve ser citada como mecanismo antifurto, mesmo que existam dúvidas quanto sua eficácia. Este tipo de trava é colocada no volante do veículo, impedindo que alguém possa manobrá-lo para evadir após conseguir entrar no carro. A ineficiência neste caso é devida à quantidade de tempo que o motorista gasta para montar o equipamento. Isso pode levá-lo a simplesmente ignorar o dispositivo. Além disso, o ladrão pode destrancá-la se utilizando de uma espécie de “chave mestra” — mesmo nos casos das travas mais modernas que realizam o travamento através de um comando instalado próximo à ignição do veículo, sem a necessidade de utilização de uma ferramenta mecânica.

Insulfilm

É também um acessório bastante utilizado pelos proprietários de veículos atualmente. Trata-se de uma película adesiva que escurece os vidros, diminuindo a transparência destes, evitando que ladrões possam ver quem está dentro do carro ou se há algo do interesse deles que foi esquecido nos bancos. Há de se salientar que existem regras dispostas pelos DETRANs sobre a instalação destes — não se esqueça de conferi-las antes da instalação.

O insulfilm evita que os vidros se estilhacem após um impacto, ou até mesmo dificulta que estes sejam quebrados, impedindo que os ocupantes do carro se machuquem por cortes provocados pelos fragmentos de vidro.

Câmera de ré

Falando de segurança, no que diz respeito à integridade do motorista, podemos citar a câmera de ré. Ela previne que colisões traseiras sejam sofridas pelo veículo, a partir da visualização proporcionada por câmeras instaladas na parte de trás do carro — as imagens são transmitidas através de um display instalado na parte interna do veículo. Além de preservar sua saúde e seu veículo, impossibilita que animais e pedestres sejam atropelados em função da dificuldade de enxergá-los ao realizar a manobra.

Sensor de ré

Outro acessório que auxilia o motorista nas manobras realizadas em marcha-ré é o conjunto de sensores instalados nos para-choques traseiros do veículo. Eles funcionam através de sinais sonoros dentro da cabine que vão ficando mais altos ou mais constantes a medida que o veículo vai se aproximando de algum obstáculo reconhecido pelos sensores. Isso facilita o estacionamento de ré em uma baliza entre dois veículos, reduzindo o risco de o carro colidir com outro que está atrás.

Airbag

Esse dispositivo também é conhecido como um sistema suplementar de retenção ou sistema de retenção suplementar inflável. A palavra “suplementar” aqui, significa que ele é projetado para ajudar os cintos de segurança a proteger os passageiros, não podendo substituí-los. Sem o cinto, o airbag poderia causar danos irreversíveis à sua coluna.

A ideia básica é que o equipamento infla logo que o carro começa a desacelerar em um acidente e desinfla quando sua cabeça é impactada contra ele. Isso é importante, porque se o saco não desinflar, a cabeça do ocupante seria jogada para trás de forma brusca, sem a absorção de impacto adequada.

Explicado o conceito, é importante ressaltar que um carro com airbag muitas vezes é sinônimo de carro seguro. São inúmeras as mortes evitadas por este acessório em acidentes graves, dada a eficiência do mecanismo.

Brake light

Conhecida também como “terceira luz de freio”, o brake light é um acessório luminoso geralmente instalado na parte superior do vidro traseiro do carro. Ele facilita a visualização do veículo que está atrás em caso do acionamento do freio, evitando colisões e engavetamentos.

 

Créditos: http://pixeel.me/1xPcgM

Leave a comment

Message
Name
E-mail
URL