Como manter a bateria num carro parado por muito tempo

Hoje falamos de uma dúvida que pode assombrar muitos de nós. Imaginemos que vamos parar a nossa viatura durante uns tempos largos, sem lhe dar uso. Devo desligar a bateria? Há algum problema em o fazer? Qual é o tempo máximo em que posso deixar o meu carro estacionado com a bateria conectada em segurança?

As respostas podem variar um pouco, conforme o tipo de carro, o tipo de bateria etc., mas, geralmente você pode de uma forma segura deixar o carro estacionado com a bateria conectada até que o Brasil ganhe a 50ª copa do mundo.

Mas, e aqueles casos que ouvimos falar que o carro não pega passado algum tempo? Bom isso poderá ser o único mal, isto é, umas 4 a 6 semanas passadas, há um risco elevado de que o carro não pegue. Mas fora isso, tudo bem.

Todo carro moderno usa uma certa quantidade de energia da bateria, mesmo quando o veículo está estacionado e desligado. Há o sistema de alarme, configurações eletrônicas armazenadas e o sistema de emissões por evaporação. Todos esses consomem energia, de forma lenta, mas persistente.

Se você quiser estacionar o caminhão por mais de algumas semanas e iniciá-lo quando voltar, sem ter de recorrer a ajuda extra, então você tem duas opções.

Opção um é ligar um carregador de gotejamento (também chamado de concurso de bateria), enquanto o carro está parado. Esse dispositivo se conecta a uma tomada de parede e “goteja” uma pequena quantidade de corrente na bateria, para mantê-la sempre recarregada. Mas esta opção poderá nem sempre ser viável, pois poderá não ter uma tomada próxima, por exemplo, num parque público.

Se você se encontra numa dessas situações, terá de recorrer à sua segunda opção que é desconectar a bateria. Isso vai preservar a carga da bateria, então quando você reconectar, o carro deve começar a funcionar sem problemas.

As desvantagens são mínimas. Você terá graxa nas mãos quando passar pela triagem da TSA. E você terá que redefinir coisas como suas predefinições de rádio e botões de memória do assento, o relógio etc. Mas os parâmetros do computador de transmissão e coisas do tipo se redefinirão no seu caminho de volta para casa. Você provavelmente nem vai notar nada.

Como pode fazer isso? Simples. Primeiro traga uma chave do tamanho certo com você, então desconecte o terminal negativo, afaste-o da bateria e endireite o cabo da bateria. Talvez até ponha um atilho nele ou o segure de outra, para que a sua “memória muscular de metal” não arrasta o terminal negativo de volta para a bateria enquanto você está fora. O que poderia causar um curto circuito e causar problemas mais graves. Bem mais graves.

Volte a ligá-lo quando voltar a pegar no seu carro e deve estar tudo pronto.

Se o seu carro estiver parado em casa, poderá também, caso seja necessário, dar início ao carro que esteja sem bateria, usando um outro carro, com ligação direta. Mas o melhor mesmo, é se poder, dê uma volta no seu bolinhas de tempos a tempos.

Leave a comment

Message
Name
E-mail
URL