Em 2017 Recall retoma a afetar mais de 1,8 milhões de carro:

Toyota, Fiat, Nissan, Chevrolet e Jeep são as montadoras que mais convocaram veículos com defeitos no ano

por GUILHERME BLANCO MUNIZ


A quantidade de carros que apresentaram defeito de fabricação e foram convocados para recallvoltou a crescer em 2017, depois de ter recuado em 2016. Conforme levantamento feito por Autoesporte com base em dados do Procon, as montadoras convocaram neste ano 1.853.984 carros para o reparo gratuito neste ano, ante 1,5 milhão em 2016. O recorde foi alcançado em 2015, quando 2,7 milhões de carros foram convocados, em boa medida por conta do megarecall mundial de airbags.

Três em cada dez carros que apresentaram defeito foram fabricados e vendidos pela Toyota, já que a montadora convocou recall de 573.288 unidades durante o ano. Só do Corolla foram três recalls diferentes, totalizando 233.864 carros convocados. Houve ainda um chamado de 176 mil unidades de Hilux e Hilux SW4, além de um que afetou 162 mil unidades do compacto Etios. No ano passado, a Toyota havia sido a segunda montadora com mais recalls. Já a Honda, que havia sido a líder no ano passado com quase 500 mil carros afetados, agora convocou bem menos: 35 mil unidades.

O ranking de montadoras que mais abriram recalls em 2017 segue com a Fiat, que convocou 413.424 carros. A montadora italiana foi responsável por alguns grandes chamados, como um que envolveu 151 mil carros e outro de 113 mil unidades. Outra convocação se destacou por envolver doze modelos diferentes com defeito nos sistemas elétrico e eletrônico. A lista continua com Nissan (197.155 carros), Chevrolet (164.022 carros) e Jeep (104.759 carros).


Regras do recall

O recall é um procedimento previsto no Código de Defesa do Consumidor para garantir que as empresas  sejam responsáveis por consertar produtos vendidos com defeitos de fabricação que possam colocar em risco a saúde ou a segurança dos consumidores e da população em geral. Além de o reparo ser sempre gratuito, não há uma data limite para ser feito. Ou seja: mesmo convocações feitas anos atrás ainda podem ser atendidas pelos consumidores afetados.

Vale lembrar que as oficinas autorizadas pelas concessionárias não podem exigir que as revisões periódicas estejam em dia para fazer o conserto. Donos de carros semi-novos também têm direito a reparar seu veículo.

 

Fonte: AutoEsporte

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