Motores flex às vezes “grilam” quando usam gasolina?

Ruído pode indicar combustível de má qualidade ou carbonização na câmara de combustão

por Careca Auto-Peças

motor-do-meriva-premium-1-8-flex-da-gm-minivan-compacta-modelo-2005-testada-p

Por que os motores flex fazem um ruído similar ao de um grilo quando usam gasolina? – Vanderlei Inácio de Faria, por email.

Esse “grilo” indica a ocorrência da pré-ignição, que é provocada pelo excesso de carbonização na câmara de combustão, resultado de combustível de má qualidade ou do retardo no ponto de ignição do motor.

Este último problema é mais comum nos automóveis equipados com injeção eletrônica e com motor bicombustível e pode indicar que o sistema injetor não reconheceu a troca de um combustível para o outro e manteve suas regulagens para a utilização do etanol.

Isso pode ocorrer devido ao fato de a taxa de etanol na gasolina ser variável no Brasil, podendo chegar a até 27% na gasolina comum – mas diminuindo em períodos de entressafra de cana de açúcar. Motores flex com taxa de compressão elevada, mais propícia para o uso do etanol, tendem a sentir mais o problema.

Quando ocorre apenas nos primeiros instantes ao rodar e depois cessa, o grilo da pré-ignição (ou ignição espontânea) geralmente não traz maiores consequências, pois indica apenas uma demora no sistema em identificar o combustível. O fenômeno, porém, pode indicar excesso de carbonização e causar danos nos pistões e bielas caso se torne severo e/ou constante.

 

Fonte: QuatroRodas

Leave a comment

Message
Name
E-mail
URL